domingo, 22 de abril de 2012

Palestra com Leonardo Boff

Reportagem publicada na página do Eu Estudante no site do Correio Brasiliense no dia 18/04/2012

Leonardo Boff ministra palestra sobre sustentabilidade para alunos do ensino médio
Evento aconteceu nesta quarta-feira (18/4) no colégio Marista Champagnat, em Taguatinga
  
Na manhã desta quarta-feira (18/4), cerca de 600 alunos de ensino médio, além de pais e professores, se reuniram para escutar um grande mestre e defensor do meio ambiente: Leonardo Boff. A palestra aconteceu no colégio Marista Champagnat, em Taguatinga. A aula especial com o tema “sustentabilidade e crise do planeta” foi dedicada aos alunos do 2º ano. A palestra dá continuidade à disciplina sustentabilidade, que as três séries do ensino médio têm semanalmente desde o começo deste ano no colégio. 

No discurso, Leonardo Boff priorizou o processo educativo e a necessidade de ações sociais com ajuda dos próprios alunos para contribuir com o mundo neste levante de mudanças ambientais. Boff explicou que "o sentido real de sustentabilidade morreu diante das agressivas ações humanas, deixando o planeta sem condições suficientes de repor aquilo que já perdeu". Carinhosa, atenciosa e cuidadosa foram adjetivos usados pelo professor para mostrar sua visão do que seria a forma ideal de tratar a Terra, como uma mãe que cuida de todos os seus filhos. 


Alice Lira Santana, 15 anos, considerou uma honra encontrar Boff pessoalmente (diferente de unidades do colégio em outras estados, onde a palestra aconteceu por videoconferência). “Leonardo Boff nos fez ver a Terra não só como fonte de recursos. Em vez de algo para vender, é algo para cuidar’”, explica Alice. Para a estudante, mais do que uma aula, foi um momento de reflexão. “Tem coisa que parece besteira, mas não é. Como não jogar lixo no chão, não riscar ou pichar, manter um cuidado visual, deixar limpas as escolas e as cidades são atitudes práticas de sustentabilidade”, acredita. 

De acordo com o estudante Rafael Emídio da Costa, 15 anos, Boff trouxe a eles uma visão sobre as condições reais do planeta. “Temos uma relação inversa com o mundo. A Terra é um organismo vivo e não deve ser chamada de Terra, deve ser chamada de Mãe Terra”, comenta entusiasmado sobre o que aprendeu com o autor. Rafael admite que, antes das aulas de sustentabilidade, não se importava com o cuidado com o meio ambiente, mas mudou de postura: “Hoje eu separo lixo, não jogo mais lixo na rua e economizo água”. 

Leonardo Boff apresentou aos alunos a Carta da Terra, iniciativa que luta por um mundo mais sustentável e compartilhado. O foco está em alguns conceitos principais: respeito à comunidade da vida, integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não-violência e paz. 

A coordenadora dos alunos do ensino médio, Adriana Dantas, ressalta que "a palestra fez os professores e alunos se sentirem motivados a ter uma conduta mais sustentável, adotando práticas e valores em prol da natureza, dos povos e das culturas" 

Leonardo Boff tem 74 anos, é escritor, ex-frade franciscano, doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique, na Alemanha, e já deu aulas em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. No fim do mês de março lançou dois livros: Sustentabilidade e O tao da libertação



ver reportagem no site: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=28670

domingo, 1 de abril de 2012

Literatura - Lista de livros

Amores, aqui estão os livros que serão trabalhados pela Bruna em sala de aula. Até o fim do ano espero que tenham lido todos ok? Beijinhos

+ Exercícios

Exercícios e explicações disponibilizadas no site da FTD

Física - Dilatação Linear
Biologia - A necessidade de Classificar os seres